• São Paulo

    (11) 4007.2626

  • Regiões Metropolitanas

    4007.2626

  • Rio Grande do Sul

    (54) 3013.4100

  • Entre em contato

    vendas@plasbox.com.br

Dicas

Dicas para um estoque organizado

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Fonte: Box 100

Saber gerenciar o estoque é fundamental para a sobrevivência do seu negócio em inúmeros cenários. E, em tempo de crise, mais ainda, já que com uma boa gestão você saberá em quais produtos deve investir o seu dinheiro. Confira algumas dicas para ajudá-lo a organizar de vez esse local tão importante e conte com os produtos Plasbox para ajudar na armazenagem, movimentação e organização do seu estoque.

- Tenha um software de gerenciamento de estoque ou utilize planilhas manuais. Isso vai permitir saber quais produtos têm maior e menor giro e quando está na hora de comprar mais.

- Coloque os itens de maior rotatividade em local privilegiado nas prateleiras. Já itens sazonais ou com volume de negócios mais baixo podem ser alocados em prateleiras superiores.

- Estabeleça uma área de espera para os clientes ou uma área de carregamento separada das outras prateleiras. Defina essa área corretamente para evitar com que produtos vendidos sejam reabastecidos e vendidos para mais alguém.

- O local do estoque deve ser monitorado e apenas pessoas autorizadas devem ter acesso a ele, evitando roubos e perdas de produtos.

- Faça um inventário com tudo que tem no estoque. Para isso, desenvolva um esquema de numeração lógico que permita a categorização do inventário.

- Sinalize cada prateleira com código, exibindo seu esquema de numeração. Use um sistema de numeração de prateleiras simples e também números de estoque que se relacionam com a prateleira. Um exemplo disto seria estocar todos os itens que usam a faixa de 50000-59999 na prateleira 5.

- Endireite itens individuais, com a parte frontal virada para a frente e que não estejam em uma caixa de pacote principal. Se houver “pacotes mestres” não abertos, ou grandes caixas com itens individuais dentro, armazene-os e classifique-os na prateleira de cima para fácil contagem.

- Desenhe um mapa de grande armazém em uma lousa grande. Isso permite que novos empregados encontrem as categorias de mercadorias mais fácil.

- Monitore a condição em estoque de seu piso de vendas em especial se todos os itens estão sendo reabastecidos. Taxas de reposição lentas podem ter origem na pobre gestão de estoque excedente.