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Dicas

Dicas para organizar o estoque

quinta-feira, 12 de maio de 2016

O principal erro dos negócios, sobretudo, os de pequeno porte, é tratar toda a logística de armazenagem como um simples depósito. Separamos algumas dicas do Portal Gestão e Negócios Digital que te ajudarão a organizar de vez o estoque.

Faça boas compras: Um mix de produtos na medida certa para o seu negócio e um estoque saudável, sem excessos ou escasso ao extremo, começam bem antes, no momento da compra. A primeira atitude é saber negociar. Antes de bater o martelo, faça cotações em, pelo menos, três lugares diferentes.

Conheça quem é o seu cliente: Saber o que, como e quando o cliente consome permite estratégias de compras mais assertivas e, consequentemente, o aumento das vendas. Vendas elevadas permitem a manutenção da margem de lucro e contribuem bastante para menores sobras de estoques.

Organize-se: Saber onde cada item fica, qual a quantidade, a qual grupo pertence, se são perecíveis e qual o prazo de validade é essencial para o seu estoque. Com um raio-x do ambiente, um controle rigoroso e disciplinado fica fácil registrar perdas, extravios ou erros na compra. Caso seu perfil não seja o de uma pessoa organizada e detalhista, vale treinar um funcionário ou contratar alguém que possa gerir o estoque. Essa pessoa pode auxiliar na movimentação de materiais, sabendo exatamente o que chega do fornecedor e o que sai para a venda.

Tenha um armazenamento de qualidade: Muita gente pensa que estoque é sinônimo de coisa bagunçada e uma opção para “guardar” aquilo que não tem mais utilidade. Lembre-se de que o que está estocado é o seu dinheiro em forma de materiais ou produtos. O desafio é driblar o desperdício, portanto, aposte em um local iluminado, limpo, arejado. A questão da limpeza vai depender da rotatividade de pessoas no local e o fluxo de entrada e saída de mercadorias.

Aposte na reposição estratégica: Qual a forma que você usa para repor produtos em sua empresa? Em uma data específica correndo o risco de zerar a reserva e ficar sem o produto, ou contínua, quando o estoque atinge o ponto de reposição? As duas formas são válidas, mas antes de fazer a escolha devem-se analisar os prós e contras de cada uma. Na reposição periódica os pedidos são consolidados e as entregas feitas em um tempo determinado. O problema é que caso alguma ação pontual ou mudança repentina de consumo aconteçam, o estoque pode ficar vazio antes da hora. Já na reposição contínua, a empresa opta por manter um estoque menor e faz compras com mais frequência. Evitam-se perdas ou pedidos errados, mas a negociação fica comprometida. Mas se estamos falando de itens com margem bem elevada e de baixo custo como canetas, aí passa a ser mais vantajoso preparar um estoque mais elevado.

Tenha fornecedores parceiros: A relação com a carteira de fornecedores vai muito além da venda e compra de produtos. É preciso ter confiança no parceiro. De nada adianta ter uma empresa que faça um bom preço, mas que não garanta prazos, que não seja flexível com pagamento. Quem é confiável e não te larga na mão, permite compras mais enxutas e objetivas, já que existe a certeza da entrega. O contrário é um grande risco.

Analise o desempenho dos produtos diariamente: A rotina diária nas seis lojas da Mega Snack, rede de lojas de conveniência no interior de São Paulo inclui uma análise do mix de produtos. O esquema de checagem permite analisar quais produtos tem melhor aceitação e em qual dia da semana são as melhores vendas. “Percebemos que aos fins de semana uma determinada marca de cerveja vendia mais do que durante a semana, período em que a campeã de vendas era a concorrente”, exemplifica o gerente comercial da empresa, Lucas Batistella. O estoque é dinâmico e o varejo pede agilidade na resposta. Corrigir desvios só é possível para quem está ligado no dia a dia do negócio.

Pratique o desapego: Tem quem torça o nariz quando a possibilidade de uma remarcação de preços é cogitada, mas essa prática é comum e importante para o varejo. Fazer o estoque girar, mesmo que com a margem menor, vale mais a pena do que cair na mesmice ou registrar perdas.

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