• São Paulo

    (11) 4007.2626

  • Regiões Metropolitanas

    4007.2626

  • Rio Grande do Sul

    (54) 3013.4100

  • Entre em contato

    vendas@plasbox.com.br

Dicas

Como armazenar linhas

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Fonte: Coats Industrial

Quem trabalha na indústria têxtil sabe: o armazenamento incorreto de linha pode ter um efeito adverso no seu desempenho. Afinal, existe um certo intervalo de tempo entre a compra e o uso. Armazenar as linhas com cuidado e em condições monitoradas evita a degradação por sujeira, luz, calor, umidade, secura e mofo.

A Plasbox coloca à disposição do mercado produtos específicos para ajudar a armazenagem e organização das linhas no estoque da empresa, que deve estar o mais perto possível da fábrica. Isso faz com que a linha armazenada seja acessível. Fique atento também quanto a poluição atmosférica (fumaça, vapores e gases...) no local do estoque. A presença de certos gases, como óxidos de nitrogênio, podem induzir o amarelamento de tons brancos de linha.

Para organizá-las separamos algumas dicas, como a frequência de uso. Por exemplo, se você fizer roupas bordadas, provavelmente vai usar linha de poliéster trilobal mais do que linha de poliéster corespun. Portanto, as prateleiras e suportes mais facilmente acessíveis devem conter poliéster trilobal. 

Pode também, preferir armazenar por aplicação no vestuário, como saias, camisetas, calças e ternos para homens e mulheres...

Suportes diferentes podem ter linha para peças diferentes. Por exemplo, linha de poliéster corespun pode ser armazenada em um suporte rotulado como 'camisas' e linha de filamento contínuo de poliéster pode ser armazenada em um suporte rotulado como 'camisetas'. 

Outra forma e organizar com base nas famílias de cores, tamanho da linha ou até mesmo por marca.

Dicas de Armazenamento

- Mantenha os recipientes de linha fechados o tempo todo.

- Examine as embalagens do estoque que foram armazenadas por muito tempo e verifique se há danos.

- Evite colocar comida e bebidas perto da linha, uma vez que elas podem causar manchas e atrair animais.

- Verifique a ventilação periodicamente para garantir que não ocorra contaminação/amarelamento devido a caldeira, aquecimento central, emissões de escape de veículos ou outros poluentes atmosféricos.

- Evite a proximidade da linha com iluminação elétrica em armazéns.

- Pinte seus suportes de linha em armazéns, conforme sua referência de linha.

- Após certificar-se de que a linha não vai se deteriorar no armazém e que os estoques são utilizados em rotação estrita, a linha não deve ser deixada na sala de costura por longos períodos. Por isso, é sensato usar a linha assim que ela é retirada do estoque.

- Linha pode ser armazenada em caixas de plástico transparente (ao invés de embalagens) para que você possa ver qual linha está lá dentro sem ter que abrir a caixa.

- Faça as etiquetas grandes e fáceis de ler.

Um dos fatores que afetam o armazenamento é a luminosidade do local. Por isso, janelas devem ter persianas, e clarabóias devem ser difundidas. Embora o melhor tipo de iluminação seja fornecida por tubos de filamento de tungstênio ou fluorescentes, eles podem fazer com que as cores desbotem e podem deixar os recipientes de papelão amarelos. Então, deve-se examinar os pacotes frequentemente quanto a sinais de dano.

Além da luz, temperaturas de armazenamento excessivas e umidade relativa podem danificar as linhas, fazendo com que elas percam a resistência, as coloridas desbotem  e as brancas amarelem.

Fique atento, as condições ambientais ideais para armazenamento de linha são:

Temperatura – entre 15˚C e 25˚C (50˚F e 77˚F)

Umidade – entre 40% e 60%