• São Paulo

    (11) 4007.2626

  • Regiões Metropolitanas

    4007.2626

  • Rio Grande do Sul

    (54) 3013.4100

  • Entre em contato

    vendas@plasbox.com.br

Dicas

Armazenamento de medicamentos

terça-feira, 12 de abril de 2016

Fonte: Hipolabor

Mais do que uma boa organização na farmácia, o armazenamento correto de medicamentos é essencial para que os produtos não gerem riscos à vida dos pacientes. Na Plasbox, o empresário encontra a Caixa Plastica Pb 43 Medicamentos, própria para esse uso. Com ela o estoque fica bem organizado e livre de contaminações.

Além de um local próprio para a armazenagem dos medicamentos, separamos algumas dicas que o ajudarão a deixar o seu estoque bem organizado:

- O estoque deve estar em local bem ventilado, sem umidade e sem iluminação solar direta. A temperatura deve estar sempre entre 15ºC e 30ºC e a umidade entre 40 e 70%. A construção deve ser de alvenaria, com paredes de cor clara e laváveis e piso de fácil limpeza. O ambiente deve ser mantido em perfeitas condições de higiene, sem a presença de roedores, pássaros ou insetos.

- A organização dos medicamentos é essencial para evitar confusões e trocas no momento da venda e também para a manutenção do controle do estoque. Caixas pequenas podem ser mantidas em estantes, já as grandes requerem estrados. Entre essas estruturas é fundamental haver espaço livre suficiente para a circulação do ar, dos funcionários e de quaisquer equipamentos, como as empilhadeiras.

- O transporte dentro da farmácia deve ser feito de forma organizada e com a ajuda de equipamentos específicos de acordo com a quantidade de medicamentos em fluxo. Caixas plásticas ou de isopor são frequentemente utilizadas, assim como lacres.

- A estocagem dos medicamentos deve ser feita de acordo com o lote e a data de validade dos medicamentos, reduzindo o risco de venda de remédios vencidos e facilitando a identificação de qualquer lote contaminado ou que deva retirado do mercado.

- Deve-se ficar atento à integridade das embalagens e dos lacres de segurança, já que qualquer tipo de violação pode gerar a contaminação dos medicamentos e colocar a vida do paciente em risco.

- Alguns equipamentos simples como termômetros e higrômetros são essenciais para o monitoramento das condições do local. Para controle da temperatura podem ser necessários sistemas de condicionamento do ar ou ventiladores. Para melhorar a ventilação, exaustores. Como alguns medicamentos devem ser armazenados sob refrigeração, um refrigerador também se torna necessário.