• São Paulo

    (11) 4007.2626

  • Regiões Metropolitanas

    4007.2626

  • Rio Grande do Sul

    (54) 3013.4100

  • Entre em contato

    vendas@plasbox.com.br

Dicas

Armazenagem e estocagem, confira as diferenças

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Fonte: Vida Logística

Quando se pensa no sistema logístico de uma empresa duas funções são fundamentais: o armazenamento e a estocagem. Mas, você sabe o que cada um deles significa?

A armazenagem inclui todas as atividades de um ponto destinado a guarda temporária e à distribuição de materiais, sejam eles depósitos de armazenagem, almoxarifado, centros de distribuição, entre outros. Suas funções incluem recebimento, identificação, conferência, endereçamento para o estoque, estocagem, remoção do estoque (separação de pedidos), acumulação de itens, embalagem, expedição e registro das operações. Já a estocagem é uma das atividades do fluxo de materiais no armazém e o ponto destinado à locação estática dos materiais.

Na prática funciona assim: o processo de produção gera estoque de produtos, e no processo de distribuição, a necessidade de armazenagem dos produtos acabados, torna-se mais complexa em termos logísticos, pois exige velocidade na operação e flexibilidade para atender ao mercado, que está cada vez mais exigente com qualidade e tempo.

Durante um processo logístico, surgem fluxos de mercadorias entre diversos postos da rede logística, e por isso há a necessidade de se manter produtos estocados por certo período. Ao necessitar de armazenagem, é preciso também que se tenha a  formação de inventários e seus respectivos custos pois, será necessário uma parte do capital de giro, para a implantação e manutenção deste sistema.

A Plasbox conta com produtos específicos para auxiliar na organização e armazenamento de produtos diversos do seu estoque. Venha nos fazer uma visita!